Multishield

MultiShield ACEPIC Deixe um comentário

Com o ACEPIC Multishield é possível utilizar num único projeto, vários dispositivos como, sensor de temperatura, sensor de luminosidade, fazer a leitura de um trimpot, pode-se também acionar RELÊ, acionar LEDs e também fazer a leitura de botões. Todos os dispositivos estão disponíveis num único shield. O shield também conta com um conector pronto para inserção de um módulo bluetooth.
A placa ACEPIC Multishield foi desenvolvida tendo em vista a integração de vários componentes numa única placa. Ela pode ser conectada diretamente à sua placa Arduino Uno, Mega, ACEPIC Duino, etc, ou outros microcontroladores.
O ACEPIC Multishield é desenvolvido para os primeiros projetos de iniciantes, porém também pode-se utilizar o shield para testes diversos e até com outros shields.

Segue um código fonte de teste para todos os periféricos da placa ACEPIC MultiShield:

Com este código, tendo em vista que a variável teste, inicialmente é igual a 0, então ao fazer o switch com a variável, será verificada esta situação e será chamada a função le_temperatura() que fará a leitura do canal analógico 0 (onde está conectado o LM35) e o resultado será impresso no monitor serial, conforme segue:

Ao pressionar o botão B1 por 1 segundo, a variável teste será incrementada e quando esta for analisada pelo switch, será chamada a função equivalente, no caso, a função le_luminosidade(). Nesta função, teremos a leitura do canal analógico 1 (onde se encontra conectado o circuito do LDR) e, assim como a função anterior, o seu valor será impresso no monitor serial.

Pressionando novamente B1, teremos um novo incremento da variável teste para, assim, ser chamada a função le_volt(), que fará a leitura a leitura do canal 2 (pino conectado ao trimpot P1) e também imprimirá na serial o valor da leitura já convertido em tensões de 0 a 5V.

Mais um pressionamento do botão B1, novamente a variável teste será incrementada para que a função rele() seja chamada e, nesta função, o estado do pino onde se encontra conectado o rele (pino D5) se alternará entre alto e baixo e, assim, ligando e desligando o rele a cada chamada desta função.

Ao pressionarmos o botão B2, a variável teste será decrementada, assim, será a chamada a função anterior daquela sendo executada no momento.

Note também que  cada função vai ligar seu LED correspondente, ou seja, L1 para a função le_temperatura(), L2 para a função le_luminosidade(), L3 para função le_volt e, finalmente, L4 para a função rele().

Deixe uma resposta