ACEPIC Duino

Placa ACEPIC Duino PRO, sensor de temperatura LM35 e LCD Deixe um comentário

Placa ACEPIC DUINO PRO.

A placa ACEPIC Duino PRO utiliza a plataforma uno do Arduino e é fabricada pela ACEPIC. Conta com vários periféricos numa só placa, evitando o uso de protoboards e facilitando projetos com o Arduino, a placa conta também com a estabilidade do chip FTDI e possui conectores compatíveis com todos os shields que também podem ser utilizados no Arduino Uno R3.

A ACEPIC Duino PRO pode ser programada através de um cabo USB e utilizando a IDE Arduino. Basta conectar a placa ao computador, selecionar “Arduino UNO” no menu e ela já estará pronta para fazer o upload do código da mesma maneira que seria utilizado em uma placa Arduino UNO.

A comunicação entre o computador e o microcontrolador ATMEGA328 é feita através do FT232RL que é um chip conversor USB-Serial robusto e confiável. Desta maneira, a conexão é facilitada e mais estável, sendo compatível com os diversos sistemas operacionais, inclusive o Windows 10.

A placa também pode ser alimentada através de fonte de alimentação externa.

 

Sensor de Temperatura LM35

O sensor de temperatura LM35 possui alta precisão e sua saída é do tipo analógica proporcional em grau Celsius. O LM35 possui um fator de escala linear de 10mV/°C, ou seja, cada 10 mV em sua saída equivale a 1°C de variação.

A alimentação do LM35 pode variar entre 4 e 20V e este componente possui somente 3 terminais conforme a figura abaixo.

 

 

Neste exemplo, tendo em vista o fator de escala linear do LM35 de apenas 10mV/°C e também o limite de tensão de 5V do conversor Analógico Digital do Arduino, habilitaremos a referência de tensão de 1,1V interna do microcontrolador ATMEGA328P para que tenhamos maior precisão na leitura da temperatura. Até mesmo porque a temperatura máxima medida pelo LM35 é de 150°C, portanto 1,5 V.

Para isso, basta chamar a seguinte função no código do arduino:

Faremos a leitura da temperatura 50 vezes e esta leitura será acumulada, ao final das 50 leituras, faremos a divisão do valor acumulador por 50 (para termos a média medida) e logo em seguida faremos a conversão do valor para tensão e para temperatura, conforme segue:

LCD 16 x 2

A placa ACEPIC DUINO PRO utiliza o PCF8574AT que é um expansor de portas com comunicação I2C para o LCD e também para os displays de 7 segmentos (veja o esquema elétrico desta placa neste link), portanto são necessárias as inclusões das bibliotecas Wire.h (inclusa na IDE do Arduino) e LiquidCrystal_I2C.h e o endereço I2C para comunicação com PCF8574AT é 0 0x38.

Segue abaixo o código completo:

 

Deixe uma resposta