Programando o ESP32 com o Visual Studio Code e PlatformIO IDE Deixe um comentário

Instalação do Visual Studio Code no Windows

Inicialmente, vamos fazer o download do Visual Studio Code em https://code.visualstudio.com/

 Após baixar o arquivo de instalação do Visual Studio Code, inicie a instalação seguindo os seguintes passos:

 Nesta primeira tela do instalador, escolha a opção ‘Eu aceito o acordo’ e clique sobre o botão ‘Próximo’ para prosseguir.

Caso queira criar um atalho em sua área de trabalho, selecione esta opção e também é interessante manter a seleção em ‘Adicione em Path’. Após clique no botão ‘Próximo’.

O Instalador deverá exibir as informações de instalação e as opções selecionadas como ‘Tarefas adicionais’, conforme a figura acima.

Neste caso, clique sobre o botão ‘Instalar’ e a instalação deverá começar.

Ao finalizar a instalação, poderá deixar marcada a opção ‘Iniciar o Visual Studio Code’ e ao clicar sobre o botão ‘Concluir’, o VS Code será aberto.

Quando aberto pela primeira vez, poderá ser exibido no canto inferior direito (conforme a imagem acima), uma informação com a opção de instalar o pacote de tradução para Português Brasil, caso deseje traduzir o Visual Studio Code, clique sobre o botão azul – Instalar e Reiniciar.

Após isso, o VS Code deverá fechar e reiniciar já com o software todo em português.


Instalando o Python no Windows

Para programar o ESP32 com a IDE PlatformIO, é necessária a instalação do Python 3.5 ou superior.

Assim, para baixar o programa, acesse a Página: https://www.python.org/downloads/ 

 

 No caso, a versão do Python até o momento que este post está sendo escrito é a 3.10.4. Clique no botão Download na página aberta para download do programa.

Com o Python baixado, proceda com a instalação do mesmo clicando 2 vezes com o botão esquerdo do mouse sobre
o arquivo executável.

Obs.: Marque a opção ‘Add Python 3.10 to Path’ conforme a figura acima.

Após clique sobre a opção ‘Install Now’ para prosseguir com a instalação do Python na sua máquina.

Após a instalação deverá ser exibida a tela acima com a confirmação da instalação. Neste caso, clique sobre o botão ‘Close’.

Para certificar-se que a instalação está correta, abra o prompt de comando do Windows e digite:

python –version

Deverá ser exibida a versão do python instalada, no caso a versão 3.10.4


Instalação da Extensão PlatfomIo IDE no VS Code

Para a programação do ESP32 utilizando o Visual Studio Code, será necessária a instalação da extensão PlatformIO IDE. Com esta extensão também é possível a programação de outros dispositivos, tal como o ESP8266, Arduino e oturos.

Para instalar a extensão, abra o VS Code e pressione Ctrl+Shift+X ou clique no ícone localizado no lado esquerdo do VS Code onforme mostra a figura a seguir: 

No campo de pesquisa o lado, busque por PlatformIO IDE:

Note que ao passar o cursor do mouse sobre PlatformIO IDE, será exibida uma janela ao lado direito com as informações da extensão, inclusive com a sua versão atual, que, no momento da escrita deste post, está na versão 2.4.3.

Clicando sobre PlatformIO IDE, serão exibidas mais informações sobre a extensão e um botão azul para instalar.
Clique sobre este botão para prosseguir com a instalação.

Após a instalação, deverá ser exibido um ícone da extensão PlatformIO IDE logo abaixo do ícone de extensões no VS Code conforme a figura abaixo: 

Recomenda-se fortemente que o VS Code seja fechado e aberto novamente após a instalação da extensão PlatformIO IDE.

Obs..: Caso não seja exibido o ícone após a instalação da extensão, este deverá ser exibido após a reinicialização do VS Code e, caso ainda não seja exibido, recomenda-se refazer os passos anteriores.

 


Utilizando a extensão PlatformIO IDE

Abra o VS Code e clique sobre a extensão PlatformIO IDE instalada. 

Neste momento, deverá ser exibido, no lado direito do botão, uma janela com acesso rápido às opções da plataforma.

Clique sobre a opção PIO Home -> Open

Será exibida a tela de boas-vindas da plataforma onde poderão ser criados projetos, assim como importados projetos do Arduino, abrir um projeto criado anteriormente e importados projetos de exemplos. Veja as opções de acesso rápido marcadas em vermelho na figura acima.

 


Criando um projeto

Clique sobre o botão ‘New Project’ em Acesso Rápido (ver figura anterior).

– Na janela (Project Wizard) que será aberta, dê um nome ao seu projeto;

– Em board, procure a opção DOIT ESP2 DEVKIT V1. Basta começar a digitar o nome e serão exibidos todos os nomes de placas disponíveis;

– Em Framework, deixe a opção Arduino Framework;

– Caso esteja marcada a seleção ‘Location – Use default location’, o projeto deverá ser armazenado em Documentos do Windows. Neste projeto de exemplo, deixaremos esta opção marcada;

– Clique sobre o botão ‘Finish’.

Obs.: A criação do projeto poderá demorar alguns minutos.

 

Ao criar um novo projeto, o VS Code deverá exibir no lado esquerdo (Explorador) o nome do projeto e logo abaixo as pastas e arquivos pertencentes ao projeto e na janela de edição deverá ser mostrado o arquivo platformio.ini.

O platformio.ini é o arquivo de configuração para o projeto. Ele mostra a plataforma, a placa utilizada e a estrutura do projeto. Você também pode adicionar outras configurações como bibliotecas a serem incluídas, opções de upload, alteração da taxa de transmissão do Monitor Serial e outras configurações.

Obs.: Não mova ou exclua nenhum arquivo ou pasta criado. Caso isso seja feito, o projeto não funcionará corretamente.

Para este projeto de exemplo, vamos alterar a taxa de transmissão do Monitor Serial (Padrão 9600bps) para 115200bps. Para isso, basta acrescentar o seguinte código ao arquivo platformio.ini. 

monitor_speed = 115200

Salve o arquivo atualizado pressionando Ctrl+S.

Agora podemos escrever o código do projeto e este deverá ser feito no arquivo main.cpp localizado na pasta src.

Para abrir o arquivo para edição, basta clicar sobre ele para que seja disponibilizado na janela de edição. Veja a figura a seguir:

Copie e cole ou escreva o código a seguir no arquivo main.cpp: 

A finalizar, pressione CTRL+S para salvar o arquivo.


#include <Arduino.h>

#define LED 2 

void setup() {

  // put your setup code here, to run once:

  Serial.begin(115200);

  pinMode(LED, OUTPUT);

} 

void loop() {

  // put your main code here, to run repeatedly:

  digitalWrite(LED, HIGH);

  Serial.println("LED is on");

  delay(1000);

  digitalWrite(LED, LOW);

  Serial.println("LED is off");

  delay(1000);

}


Compilando e fazendo o Upload do projeto no ESP32

Para fazer o upload do código compilado no ESP32, podemos clicar novamente sobre o ícone da extensão PlatformIO IDE e logo em seguida escolher a opção upload em Project Tasks, conforme a figura a seguir:

Também é possível fazer o upload do código para o ESP32 clicando-se no ícone upload localizado no canto inferior esquerdo e junto aos ícones de acesso rápido do VS Code:

Onde temos, da esquerda para a direita:

– Home: Vai para a tela de boas-vindas da PlatformIO IDE;

– Build/Compile: Compila o código do projeto;

– Upload: Compila e faz o upload do projeto;

– Clean

– Serial Monitor: Abre o Monitor Serial na tela de Terminal (geralmente exibido abaixo do editor de código)

– Terminal: Abre a tela do Terminal.

 

Durante e após a compilação e upload do projeto, deverão ser apresentadas as informações na Tela do Terminal, conforme a próxima figura:

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine nossa Newsletter!
Receba informações e promoções em seu e-mail.
Assinar